Novidades

27/10/2021

5 Benefícios do pilates – encontre um estúdio em Santos

5 Benefícios do pilates – encontre um estúdio em Santos

Está mais do que provado que a atividade física melhora a qualidade de vida e, acima de tudo, previne o surgimento de doenças. Não à toa, muitas pessoas têm buscado o pilates em Santos, uma saída para ter ainda mais saúde.


Em geral, esse exercício é bem acessível e aumenta não só o condicionamento físico, como também auxilia na perda de peso, na resistência óssea e no controle da respiração.


Para mostrar e esclarecer os benefícios do pilates em Santos, hoje o The Blue preparou este artigo e reuniu as principais informações desta atividade física.


 


Por que optar pelo pilates?


Ao contrário de outros exercícios, como o spinning, a musculação e o crossfit, o pilates é uma atividade física mais acessível e conta com pouco impacto corporal, principalmente para quem já tem mais idade.


Inclusive, é importante destacar que o pilates não recorre à repetição. Pelo contrário, as atividades contam com níveis de esforço diferentes e o foco principal costuma ser o controle da respiração e o domínio dos movimentos.


Vale mencionar também que o yoga e o pilates são práticas diferentes, embora ambos trabalhem a respiração e o controle do corpo. No geral, o yoga busca alongar e controlar o corpo, já o pilates funciona como um exercício mais funcional, buscando aumentar o fortalecimento do corpo.


Por fim, o pilates também se destaca por seus estímulos ao corpo, garantindo mais flexibilidade e melhorias na força, na coordenação e no equilíbrio. Especialmente entre as pessoas com mais idade, o exercício recupera articulações, alivia dores e fortalece músculos, principalmente da região inferior.


 


5 benefícios do pilates


Qualquer pessoa que faz pilates em Santos consegue sentir muitos benefícios no dia a dia. Porém, sempre há aqueles que mais se destacam.


Justamente por isso, o The Blue decidiu listar os 5 principais benefícios do pilates!


 


1. Aumenta a flexibilidade


O aumento da flexibilidade está entre os principais benefícios do pilates. Geralmente, os novos praticantes começam com a postura mais enrijecida e, ao longo dos meses, sente o corpo mais leve.


Isso acontece porque a falta de práticas de alongamento não é tão clara, afinal a pessoa já está acostumada com o corpo mais duro.


No ponto de vista técnico, essa sensação é resultado do encurtamento das cadeias musculares, ou seja, os músculos inativados ficam menores e limitam o corpo.


Embora pareça diferente, o encurtamento das cadeias musculares é bem comum, principalmente entre quem não costuma se exercitar.


Ao tornar a prática do pilates algo rotineiro, os músculos se ampliam em quantidade e logo ganham mais qualidade, melhorando cada movimento do corpo e reduzindo possíveis pontos de lesão.


 


2. Melhora a respiração


Como o pilates é pautado pela respiração, a prática rotineira estimula consideravelmente a respiração. No caso das pessoas com dificuldades respiratórias, o exercício se torna ainda mais importante.


Em todo o decorrer dos movimentos, a atividade trabalha a respiração. Na prática, os movimentos acontecem simultaneamente com a expiração e a inspiração.


Vale destacar que uma boa praticante de pilates é aquela que mais tem sintonia entre corpo e respiração, e não necessariamente quem faz posições mais avançadas e difíceis.


Desta forma, os movimentos mais leves são dedicados à inspiração e renovação do ar, enquanto os de maior esforço costumam ter expirações maiores para aliviar a pressão.


 


3. Reduz a ansiedade e diminui o estresse


Um outro benefício do pilates é a redução da ansiedade e a diminuição da sensação de estresse. No geral, esse conforto extra é possível por conta do maior controle sobre o corpo.


Ao fazer qualquer atividade física, o corpo libera serotonina e dopamina, ambas associadas às sensações de tranquilidade e relaxamento. Porém, no caso do pilates, a atividade também combina o controle da respiração.


Justamente por isso, o efeito fica associado à consciência da respiração, ou seja, a inspiração e expiração passa a ser potencializadores de tranquilidade.


 


4. Aumenta a coordenação


Outro importante benefício do pilates é o aumento da coordenação motora. Essa melhoria é possível por conta dos movimentos serem associados ao corpo.


Isto é, você estimula diferentes partes do corpo em cada nova posição e combina movimentos simultâneos. Na prática, isso dá ao praticante mais consciência do próprio corpo, logo aumenta a coordenação motora no geral.


Este benefício em particular costuma ser percebido nos primeiros meses de prática e é frequentemente associado com a maior autonomia sobre o corpo. Durante a rotina, todos os movimentos ficam ainda mais fáceis de serem feitos.


 


5. Fortalece músculos e emagrece


Por fim, vale destacar um dos principais motivos para os praticantes de pilates em Santos darem uma chance à atividade: o fortalecimento dos músculos e a perda de peso.


Embora trabalhe todos os músculos, o pilates acaba por focar mais na região do abdômen, nos glúteos e nas costas. Uma vez estimulados, os músculos ficam mais fortes e contribuem com a melhora no equilíbrio e na correção da postura.


Além disso, por focar na região do abdômen, a perda de peso e eliminação das gorduras da barriga acontecem naturalmente.


Caso sofra com dores nas costas ou busque mais resistência ao correr, o pilates também se destaca por fortalecer as costas e auxiliar no alinhamento do corpo e no equilíbrio em cada passo.


 


Encontre um estúdio de pilates em Santos


Ao procurar por um estúdio de pilates em Santos, opte por encontrar todas as vantagens possíveis para tornar a sua experiência ainda melhor!


Felizmente, desde o seu lançamento em 2014, o The Blue Santos atende a necessidade de milhares de santistas, tendo os principais serviços e produtos localizados em um único lugar.


Para ter uma noção: a busca pelo empreendimento é tamanha que nos 46 mil metros quadrados há 481 salas comerciais e mais 58 lojas na área dedicada ao shopping.


Estrategicamente posicionado na avenida Senador Feijó, próximo à avenida Ana Costa, umas das principais ligações de Santos, o local tem fácil acesso por meio do transporte público, do VLT, de veículos e até mesmo de bicicleta.


Inclusive, há ainda o estacionamento próprio do empreendimento, que conta com bicicletário e área exclusiva para o desembarque, opção segura para quem optar por aplicativos de viagem.


Entre outras vantagens de optar por um estúdio de pilates em Santos no The Blue estão:



  • Ambientes pet friendly;

  • Praça de alimentação;

  • Ambiente climatizado;

  • Recepção controlada.


Veja a lista dos melhores estúdios de pilates em Santos!

Conheça também lojas e
escritórios que possuem
no the blue

veja Outras notícias

23/08/2023

Vantagens para quem quer abrir uma empresa em Santos

saiba mais

O que comprar de presente no Dia dos Pais em Santos em 2023

26/07/2023

O que comprar de presente no Dia dos Pais em Santos em 2023

saiba mais

O que comprar de presente no Dia dos Namorados em 2023?

01/06/2023

O que comprar de presente no Dia dos Namorados em 2023?

saiba mais