Novidades

12/03/2022

Consultoria de Marketing em Santos: O que é e como escolher?

Consultoria de Marketing em Santos: O que é e como escolher?

A consultoria de marketing está entre os principais serviços para pequenas e médias empresas. Na prática, a partir da assessoria especializada, você descobre novas formas de prospectar clientes e, acima de tudo, manter os negócios já firmados.


Atualmente, o serviço se destaca por trazer e sugerir serviços ou soluções digitais com retornos sobre o investimento (ROI) bastante atraentes. Por exemplo, o uso de anúncios pagos e direcionados nas redes sociais, como Instagram e Facebook.


Porém, escolher um profissional ou agência para realizar uma consultoria não é algo fácil. Pelo contrário, por conta da grande popularidade, muitos profissionais e pequenas agências se colocam como especialistas, embora não haja cursos, cases e nem histórico de resultados.


Para evitar que você faça uma má consultoria de marketing, hoje o The Blue preparou este artigo e reuniu tudo o que você precisa saber antes de realizar sua consultoria especializada. Portanto, caso queira saber mais, leia este artigo até o fim!


 


O que é uma consultoria de marketing?


A consultoria de marketing é um serviço que realiza um diagnóstico completo da empresa, mostrando oportunidades e novos canais que podem ser utilizados, como email marketing, redes sociais, blogs próprios, entre outros exemplos.


Indo além disso, as consultorias especializadas também são marcadas por não se limitar às possibilidades. Isto é, ao invés de apresentar apenas novas formas de prospectar clientes, a agência ou profissional mostra um roteiro claro e alinhado aos objetivos do gestor.


Por exemplo, você realiza uma consultoria com o propósito de encontrar formas de diminuir o turnover de clientes e parceiros. Sendo assim, ao fim do serviço, você recebe um itinerário de ações e investimentos que pode aumentar a fidelidade dos envolvidos no seu negócio.


Hoje em dia, é bastante comum que o serviço de consultoria de marketing anteceda os primeiros meses de uma agência ou profissional à frente das ações de marketing nos canais offline e online.


Na prática, o serviço serve apenas para definir os indicadores chave de desempenho e facilitar na hora de elaborar um planejamento de marketing.


 


Como funciona a assessoria de marketing?


A consultoria de marketing acontece por meio de reuniões online ou presenciais e ajuda na hora de definir os objetivos da empresa. A partir desses encontros, a agência ou profissional constrói um itinerário de ações que transformam metas em realidade.


Aqui, vale destacar que a consultoria não implica na execução de serviços. Inclusive, muitas empresas costumam realizar assessorias com grandes nomes ou agências e em seguida montar um time de marketing interno para colocar as ações em prática.


Porém, essa medida pode não ser tão vantajosa, afinal você não tem garantias que os profissionais conhecem e entendem os conceitos por trás de determinadas ações.


 


Quando a orientação de marketing é útil?


A consultoria de marketing é indispensável para pequenas e médias empresas, especialmente entre os negócios que estão nos primeiros meses desde o seu lançamento.


O marketing digital possui bastante flexibilidade nos orçamentos e isso significa que a partir de valores acessíveis, como 30 reais, já é possível pôr anúncios no ar e alcançar pessoas interessadas no seu produto ou serviço.


Portanto, mesmo os escopos mais modestos se beneficiam de uma consultoria especializada em marketing.


Indo além dos anúncios pagos, há ainda soluções gratuitas desconhecidas por alguns empreendedores. Por exemplo, a ficha do Google Meu Negócio.


A ficha do Google Meu Negócio é responsável por inserir o seu empreendimento no Maps, serviço de geolocalização do Google. Por ser utilizado por centenas de aplicativos, o seu negócio passa a aparecer para milhares de pessoas.


 


Consultoria de marketing: como escolher?


Para realizar uma consultoria especializada em marketing, você não deve poupar esforços na hora de validar o conhecimento da agência ou do profissional.


Ao escolher um profissional pouco experiente, por exemplo, você limita as chances de sucesso das suas futuras ações de marketing.


Justamente por isso, o The Blue separou algumas dicas indispensáveis para você!


 


1. Peça certificados e cursos


Uma das melhores formas de evitar prejuízos ou propostas de má fé é pedir pedir certificados e cursos. Atualmente, tanto o Meta, dono do Facebook e Instagram, quanto o Google têm programas de parcerias.


Na prática, todo profissional liberal ou agência pode ter um certificado emitido pelas gigantes da tecnologia com o propósito de validar o conhecimento em determinados serviços de marketing digital.


 


2. Visite o portfólio


O portfólio é, sem dúvida alguma, o principal cartão de visita de uma empresa de consultoria de marketing. Nele, você conhece as outras empresas que confiaram no profissional e os cases de negócios passados.


 


3. Veja se há um endereço comercial


O endereço comercial está entre as principais formas de garantir segurança na hora de investir em um determinado serviço. Na prática, você sempre pode recorrer ao endereço e tirar dúvidas cara a cara.


No The Blue, você encontra agências de publicidade especialistas em marketing e prontas para ajudá-lo.


Clique aqui e conheça os melhores lugares para realizar uma consultoria de marketing!


The Blue Santos possui as melhores empresas de consultoria de marketing


O melhor lugar para encontrar empresas especializadas em consultoria de marketing em Santos é no The Blue, centro comercial que está entre os lugares mais lembrados de toda a Baixada Santista por concentrar as principais empresas e lojas especialistas em tecnologia.


Localizado estrategicamente na avenida Senador Feijó, bem próximo da avenida Ana Costa, trecho que liga os principais bairros de Santos, o empreendimento reúne empresas dos mais variados segmentos, tendo consultórios, agências de viagem, escritórios de advocacia, despachantes etc.


Entre tantas comodidades, vale destacar:



  • Estacionamento;

  • Ambientes pet friendly;

  • Praça de alimentação;

  • Área de desembarque;

  • Ambiente climatizado;

  • Recepção controlada.

Conheça também lojas e
escritórios que possuem
no the blue

veja Outras notícias

23/08/2023

Vantagens para quem quer abrir uma empresa em Santos

saiba mais

O que comprar de presente no Dia dos Pais em Santos em 2023

26/07/2023

O que comprar de presente no Dia dos Pais em Santos em 2023

saiba mais

O que comprar de presente no Dia dos Namorados em 2023?

01/06/2023

O que comprar de presente no Dia dos Namorados em 2023?

saiba mais