Novidades

13/07/2022

Fondue em Santos: onde encontrar

Fondue em Santos: onde encontrar

Você sabe os melhores lugares para comer fondue em Santos? De origem suíça, o fondue se popularizou pelo mundo nas versões salgada e doce. Este último, criado nos anos 1950, nos Estados Unidos, utilizando frutas à calda cremosa de chocolate quente. Então você já sabe: não tinha como dar errado!


Sucesso total, a sobremesa ganhou destaque também pela integração promovida entre as pessoas, já que tradicionalmente é consumida em família ou amigos, ao reunirem-se todos em volta da típica panelinha de porcelana para compartilhar a refeição. 


Quer saber mais sobre a história do prato, suas variações e onde encontrar em Santos para comer no local ou fazer em casa? Então confira este post!


 


Origem do Fondue


Fondue vem do verbo “fundir”, ou “derreter”, em francês. Aliás, tanto na França quanto na Suíça, o nome do prato é uma palavra feminina. Ou seja: la fondue. Aqui no Brasil, popularmente costuma-se usar o termo no masculino. Por isso, não tem problema dizer “o fondue” ou “a fondue”, desde que saibamos o porquê. 


Diz a lenda que o prato surgiu na versão original (salgada) durante a Segunda Guerra Mundial, quando os camponeses das regiões montanhosas da Suíça não podiam circular pelos vilarejos para encontrar comida e começaram a utilizar somente o que tinham em casa para se alimentar. 


Produtores de leite, alimentos à base de queijo foram os mais simples de conseguir naquele momento. Assim, ao derreter pequenos pedaços de queijo e espetar fatias de pão na mistura, os suíços teriam criado la fondue (“o derretido”, como chamaríamos em Português).


 


Fondue de chocolate 


Para deixar sua assinatura na gastronomia mundial, o chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse (em Nova York), adaptou a receita original para a versão doce. 


Aproveitou o também famosíssimo chocolate suíço e ofereceu a opção com frutas como morango, banana, maçã-verde, uvas, amoras, mirtilos, pêssegos e tâmaras. Tempos depois, a receita ganhou também a adesão de marshmallows, brownies, nozes, biscoitos, canudos wafer, entre outros. 


No Brasil, há quem aprecie a combinação com frutas tropicais, como laranja, tangerina, manga, abacaxi e kiwi. Bolacha champagne, mini sonhos, brigadeiros e até balinhas de gelatina cabem também. Não há limites! 


Para fazer em casa, convide os amigos, selecione um bom vinho, prepare o aparelho adequado de fondue e deixe sua imaginação te levar! 


 


Aparelho para fondue


Dos mais simples, que utilizam velas, aos mais robustos (elétricos), o importante do aparelho para fondue é manter a temperatura regular. 


Por quê? Porque em temperaturas muito quentes, você corre o risco de queimar o creme. E, caso esfrie, o chocolate endurece e perde a textura ideal. Então não dá apenas para derreter numa panela no fogão e despejar em uma tigela de vidro ou porcelana, porque vai esfriar. 


Assim, surgiram os aparelhos de fondue em porcelana, que já vêm com a peça embaixo para a vela. Alguns kits também trazem pratos e garfinhos (de metal, para suportar o calor). 


Você também pode optar pelas panelas elétricas, próprias para manter a temperatura por mais tempo (entre 130°C e 140°C, idealmente). Há, ainda, a opção de usar réchauds com panelinhas de inox ou ferro. 


 


Fondue em Santos: onde encontrar 


Dos restaurantes para as mesas de casa, o fondue de chocolate é uma ótima opção para comer sozinho ou acompanhado. Em Santos, no piso térreo do The Blue, você encontra a maior marca de chocolates do Brasil: a Cacau Show. 


Além dos diversos chocolates em barra, trufas e sorvetes vendidos durante todo o ano, o período de inverno marca a temporada do fondue na Cacau Show. 


Lançado em 2017, o fondue de chocolate LaCreme da Cacau Show foi criado para consumo na loja, com morango, banana ou uvas verdes (sem caroço). Também varia entre chocolate ao leite e chocolate branco. 


Já na versão para fazer em casa, toda a magia do chocolate LaCreme pode ser encontrada no pote de 360g, próprio para aquecer no microondas e servir com frutas, waffle ou biscoitos. 


Há, ainda, o “combo”, com o chocolate e o aparelho de porcelana para fondue a dois, perfeito para você curtir com o seu amor no conforto de casa. 


 


Fondue em Santos é no The Blue Santos


Seja para comer sozinho ou acompanhado, fondue de chocolate é uma das melhores sobremesas nesse friozinho do inverno. E, aqui no The Blue, você encontra a maior marca de chocolates do Brasil para se deliciar com o fondue mais saboroso! 

Conheça também lojas e
escritórios que possuem
no the blue

veja Outras notícias

23/08/2023

Vantagens para quem quer abrir uma empresa em Santos

saiba mais

O que comprar de presente no Dia dos Pais em Santos em 2023

26/07/2023

O que comprar de presente no Dia dos Pais em Santos em 2023

saiba mais

O que comprar de presente no Dia dos Namorados em 2023?

01/06/2023

O que comprar de presente no Dia dos Namorados em 2023?

saiba mais