Você conhece tudo sobre Novembro Azul?
Tipo de câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata tem como maior público o grupo etário a partir dos 50 anos, mas também pode afetar jovens. No Brasil, representa quase um terço (29%) de todos os diagnósticos, com cerca de 66 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Além da idade, excesso de peso e hábitos de vida ruins, como má alimentação, falta de atividade física e doenças pré-existentes, como colesterol, diabetes, entre outros, podem aumentar as chances do câncer.
Silencioso no início, com raros sintomas, o câncer de próstata pode avançar rapidamente e evoluir para quadros gravíssimos, podendo até levar à morte ou amputação do pênis. Para promover conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, alastrou-se pelo mundo a campanha Novembro Azul.
Em Santos, o The Blue Shopping apoia este movimento e traz para você as principais informações sobre os cuidados a serem tomados para a detecção do câncer de próstata.
Como surgiu o Novembro Azul?
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
No Brasil, o Ministério da Saúde abraçou essa campanha e incluiu no calendário anual de incentivo à população, com exames gratuitos, mutirões e propaganda nas mídias. Empresas e comércios, como o The Blue, também passaram a debater o assunto, promovendo conhecimento e estimulando homens a realizarem os exames.
Por que o Novembro Azul é importante?
O novembro azul é fundamental não só para lembrar dos riscos da doença e da necessidade de o homem ir anualmente aos médicos especializados, como proctologistas e urologistas. Mas também para desmistificar o tabu do exame masculino, que é alvo de preconceito e ignorância.
Como é realizado o exame de próstata?
O exame de próstata é realizado pela análise tátil da região anal masculina. Feito em consultórios e clínicas em locais com toda a privacidade, o médico utiliza luvas de látex lubrificadas para detectar complicações como fissuras anais, hemorroidas ou nódulos.
Quando realizado em pacientes que entendem a importância destes cuidados, o exame é rápido e indolor.
No entanto, há ainda um grande tabu e preconceito do público masculino, que resiste contra a maneira como o exame é feito. Este comportamento certamente é responsável pelos altos índices do câncer de próstata no Brasil e no mundo.
Quais os estágios do câncer de próstata?
A velocidade de agravamento da doença é individual em cada pessoa, mas o quadro pode evoluir durante anos. Já os estágios são definidos em tumor, nódulo e metástase. Confira:
T0: estágio onde não há evidência de tumor;
T1: quando há um tumor, mas ainda não foi detectado por exames;
T2: tumor em estágio primário, presente apenas na próstata;
T3: estágio que o tumor afeta a próstata e pode afetar a cápsula prostática e vesículas seminais;
T4: tumor invade outras áreas, como reto, esfíncter e músculos;
N0: nódulos linfáticos próximos da próstata sem metástases;
N1: nódulos linfáticos próximos da próstata com metástases;
M0: inexistência de metástases à distância;
M1: presença de metástases afastadas da próstata.
Novembro Dourado – o que é?
Além da maior campanha sobre saúde masculina, o mês de novembro ainda traz a importância de outra causa, você sabia? É o Novembro Dourado, conscientização para diagnósticos de câncer infanto-juvenil.
O câncer infanto-juvenil é a primeira causa de morte entre crianças e adolescentes, de 0 a 19 anos, no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Anualmente, são esperados 25 mil novos casos, dos quais cerca de 7 mil podem resultar em morte.
O Novembro Dourado foi criado com o objetivo de detectar precocemente a doença e iniciar o tratamento ainda nos primeiros estágios, ampliando a chance de cura para 80%.
Campanhas de saúde – cores dos meses
Desde janeiro até dezembro, os órgãos de saúde mundiais e nacionais determinam cores para cada mês (às vezes, mais de uma cor por mês), para trazer à tona campanhas fundamentais de diagnóstico e prevenção de doenças. Além de cânceres, doenças neurológicas, cardíacas, AIDS e a importância da doação de sangue e aleitamento materno são lembrados e o engajamento é estimulado em toda a população mundial.
No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza gratuitamente – e durante o ano inteiro – exames para detecção e prevenção destas e muitas outras doenças. Mas, no mês da campanha, a divulgação se intensifica e serviços ou horários especiais são disponibilizados para ampliar a adesão do público.
Conheça as principais campanhas de saúde relacionadas às cores dos meses:
- Janeiro Branco (Saúde Mental) e Janeiro Roxo (Combate à Hanseníase).
- Fevereiro Laranja (Conscientização da Leucemia) e Fevereiro Roxo (Conscientização da lúpus, do Mal de Alzheimer e da fibromialgia).
- Março Azul Escuro (Prevenção ao câncer colorretal).
- Abril Azul (Conscientização sobre o Autismo).
- Maio Amarelo (Prevenção aos acidentes de trânsito) e Maio Vermelho (Prevenção da Hepatite).
- Junho Laranja (Prevenção da Anemia) e Junho Vermelho (Conscientização da doação de sangue).
- Julho Amarelo (Conscientização sobre o câncer ósseo e as hepatites virais).
- Agosto Dourado (Conscientização do Aleitamento Materno).
- Setembro Vermelho (Conscientização sobre a saúde do coração), Setembro Amarelo (Prevenção ao suicídio) e Setembro Verde (Conscientização da Doação de Órgãos e prevenção do câncer no intestino).
- Outubro Rosa (Conscientização sobre o câncer de mama).
- Novembro Azul (Prevenção e combate ao câncer de próstata) e Novembro Dourado (Prevenção e combate ao câncer infanto-juvenil).
- Dezembro Laranja (Combate ao câncer de pele) e Dezembro Vermelho (Prevenção contra a AIDS).
The Blue e saúde
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