Novidades

07/05/2021

Óleos essenciais e seus benefícios para o corpo

Óleos essenciais e seus benefícios para o corpo

Enxaqueca, dor de estômago, dores nas articulações e estresse. A lista pode ser grande, mas esses são problemas que atingem muitas pessoas nos dias de hoje, principalmente aqueles que têm uma rotina mais agitada. 


Nem sempre os remédios convencionais são eficazes no alívio de dores, mas existem pessoas que optam por métodos naturais como tratamento, um desses tratamentos que tem ganhado cada vez mais adeptos é a aromaterapia.


Para que você saiba melhor os benefícios da aromaterapia, o The Blue Santos preparou este artigo sobre os mitos e verdades sobre os óleos essenciais.


 


O que são óleos essenciais? 


Os óleos essenciais são compostos puros e concentrados extraídos de plantas, flores, sementes e até troncos de árvores. Esses compostos evaporam com facilidade por isso eles são utilizados em tratamentos através da aromaterapias.


Eles carregam substâncias químicas e naturais como hormônios, anti-inflamatórios e antibióticos, ou seja, eles contêm propriedades terapêuticas que exercem influências sobre nossa saúde física e mental.


Existem duas maneiras de usá-los: a cutânea que acontece através da absorção da pele e vai para a corrente sanguínea. Essa forma de usar óleo essencial deve ser feita com cautela, pois pode causar irritação na pele em pessoas mais sensíveis. 


A segunda forma é a respiratória que acontece através da inalação do óleo, dessa forma suas propriedades vão direto para a suas estruturas cerebrais. Na inalação, é recomendado o uso de difusores, existem dois tipos, os de ambiente e os pessoais. 


Ambas as formas são eficazes, mas em algumas situações é recomendado o uso de forma específica que pode mudar de acordo com o tipo de óleo e para qual fim ele será usado. 


A má utilização de óleos essenciais pode acarretar em problemas como irritações na pele, dermatite em caso de óleos que não podem ter contato com o sol e problemas derivados de sobrecarregar o organismo com componentes que ele não necessita. 


Alguns óleos essenciais não podem ser utilizados por gestantes, lactantes, hipertensos ou pessoas que tomam alguns tipos de medicações, por isso é importante pesquisar sobre as contra indicações do óleo que deseja utilizar.


 


O que é aromaterapia? 


A aromaterapia é uma técnica cientificamente comprovada que através de óleos essenciais consegue proporcionar benefícios físicos, emocionais e energéticos.


Essa terapia tem mostrado ótimos resultados contra insônia, ansiedade, enxaqueca e até mesmo para ajudar a aliviar o cansaço físico e mental.


 


Mitos e verdade sobre óleos essenciais 


Como várias outras formas de tratamentos não convencionais, a aromaterapia traz à tona alguns questionamentos que acabam se tornando verdadeiros mitos.


Para te ajudar a entender melhor esses óleos e suas funcionalidades, o The Blue decidiu listar os mitos e verdades sobre óleos essenciais.


 


Óleos essenciais têm efeito placebo


MITO 


Como dito anteriormente, os óleos essenciais têm seus benefícios cientificamente comprovados. Sendo assim, os seus resultados não são psicológicos.


Existe uma série de estudos que são realizados com base nas substâncias extraídas da natureza e as suas reações no corpo contra diferentes doenças e estados emocionais.


Por serem extraídos da natureza e 100% puros seus componentes agem de forma mais forte no corpo.


 


Óleos essenciais não vencem


MITO


Por se tratarem de produtos naturais que não têm contado com conservantes ou outras substâncias, geralmente eles não vêm com data de validade no rótulo, mas a média de validade é de até 2 anos a partir do dia que o frasco foi aberto.


Outra forma de saber se o seu óleo essencial está bom para uso é observar o aspecto, a cor e o cheiro, algumas essências podem sofrer alterações com o tempo ficando mais amareladas ou com um aspecto mais líquido. 


 


Não pode usar óleo essencial em crianças


MITO


Realmente alguns óleos essenciais não são indicados para crianças menores de 10 anos, outros não são recomendados para crianças menores de dois anos, mas existem alguns óleos que podem ajudar na cólica em bebê, podem ajudar a dormir melhor etc.


Basta pesquisar quais óleos são recomendados para crianças, assim não haverá problemas que afetem o bebê.


 


Cinco óleos essenciais mais procurados


Para que você saiba mais sobre as propriedades e benefícios dos óleos essenciais, veja os cinco principais óleos essenciais disponíveis nas empresas que estão sediadas no The Blue Santos, um dos maiores e mais importantes centros comerciais de Santos.


 


Óleo essencial de lavanda


Nome científico: Lavandula officinalis


O óleo essencial de lavanda é um dos mais buscados, porque proporciona uma ótima eficácia, tolerância e segurança em seu uso.


A lavanda promove uma grande variedade de benefícios como o combate a insônia, efeito calmante, faz bem para a pele, o cabelo e trata dores de cabeça. 


 


Óleo essencial de hortelã-pimenta


Nome científico: Mentha piperita




O óleo de hortelã-pimenta tem mais de 25 benefícios para a saúde. Entre eles: alívio de dores musculares e articulares, alivia os sintomas da rinite e sinusite, além de melhorar concentração.



 

Outra função de destaque é o papel de repelente natural. Formigas, aranhas, baratas, mosquitos e piolhos são repelidos pelo odor. 

 

Óleo essencial de alecrim 


Nome científico: Rosmarinus officinalis 


Conhecido como o óleo do foco, ele é indicado para aliviar o cansaço mental e ajudar na concentração. O alecrim também se mostra eficaz no alívio de dores de cabeça e enxaqueca. 


As propriedades do óleo de alecrim agem estimulando a circulação sanguínea, por isso não é recomendado para gestantes, pessoas com hipertensão ou epilepsia.




Tem entre os principais benefícios: melhora de memória, promoção de rejuvenescimento facial, auxílio no combate à infecções, previne cáries, ajuda a aliviar sintomas de indigestão, estimula crescimento do cabelo, além de aliviar dores de cabeça e melhora a circulação. 



 

Pode ser usado como forma de complementar o tratamento, desde que seja armazenado corretamente. 

 

Óleo essencial de bergamota 


Nome científico: Citrus bergamia


O óleo essencial de bergamota é conhecido como o óleo da proteção e do otimismo por ser rico em ansiolíticos, seu uso eleva a autoconfiança e otimismo. 


Ele se mostra um anti séptico eficaz e um ótimo cicatrizante, então em cosméticos ele alivia os odores do suor. Suas propriedades também são indicadas para quem tem problemas com má digestão, além de ajudar na cicatrização, ele mostra bons resultados para a depressão e ansiedade.


Seu uso não é indicado para passar na pele e sair no sol, pois ele tem ação fotossensibilizante, ou seja, seus componentes reagem ao serem expostos aos raios UV (Ultra Violeta).


 


Óleo essencial de gengibre 


Nome científico: Zingeber officinalis


Conhecido como óleo da materialização dos sonhos as propriedade do óleo essencial de gengibre promovem confiança, força e energia.


Também pode ser usado para tratar náuseas, dores no estômago, cólicas, problemas respiratórios como gripe, bronquite e asma, devido às propriedades antissépticas, anti inflamatórias, antioxidantes e anti infecciosas. 


Seu uso puro sobre a pele pode causar irritação e não recomendado para quem faz uso de remédios para diabetes, pressão alta e anticoagulantes.


Compre agora

Conheça também lojas e
escritórios que possuem
no the blue

veja Outras notícias

23/08/2023

Vantagens para quem quer abrir uma empresa em Santos

saiba mais

O que comprar de presente no Dia dos Pais em Santos em 2023

26/07/2023

O que comprar de presente no Dia dos Pais em Santos em 2023

saiba mais

O que comprar de presente no Dia dos Namorados em 2023?

01/06/2023

O que comprar de presente no Dia dos Namorados em 2023?

saiba mais