Todas as formas de acesso podem ser conferidas no site. Por lá, também é possível conferir o Posto CVV mais próximo e obter informações para se tornar voluntário.
A campanha Setembro Amarelo foi criada para informar sobre suicídio e, por consequência, prevenir o ato, normalmente motivado pela depressão.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, sendo 75% moradores de países de baixa e média renda. Trazendo para o Brasil, pesquisas apontam que pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas todos os dias, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos.
Com números tão alarmantes e crescentes anualmente, é preciso falar sobre o tema com cuidado e responsabilidade não só em setembro, mas com grande frequência. O objetivo é diminuir a incidência sempre.
Como começou a campanha Setembro Amarelo?
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), passou a organizar a campanha Setembro Amarelo, em todo o território nacional, em 2014. Neste ano, o lema é "a vida é a melhor escolha" e ações estão sendo realizadas em todo o Brasil.
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é 10 de setembro, mas em todo o mês o assunto ganha ainda mais evidência, o que é de suma importância, visto que a grande maioria dos casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas de maneira incorreta.
Participe da campanha e ajude a prevenir casos de suicídio
A ABP e o CFM criaram as Diretrizes para Participação e Divulgação do Setembro Amarelo. No documento, elaborado em 2017, há orientações para a sociedade sobre a participação na Campanha, como utilizar corretamente os materiais de utilidade pública produzidos e de que maneira incentivar o Setembro Amarelo em cada região.
Conheça o CVV
O CVV atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio pelo telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente. A ONG foi fundada em São Paulo, em 1962 e hoje, possui cerca de 4 mil voluntários, em mais de 120 postos.
O serviço é gratuito 24 horas por dia, nos 365 dias do ano.