Novidades

28/07/2021

Preocupação ambiental & The Blue Santos - Veja as iniciativas

Preocupação ambiental & The Blue Santos - Veja as iniciativas

A preocupação ambiental sempre esteve entre os pilares fundamentais do The Blue Santos e sendo assim o empreendimento tem adotado uma série de medidas favoráveis à proteção ambiental.


Por ser um dos maiores e mais modernos centros comerciais de Santos e de toda a Baixada Santista, o The Blue serve como referência para outras empresas e conta com imenso alcance entre os milhares de visitantes diários.


Justamente por isso, o The Blue Santos traz hoje a lista das medidas tomadas em prol do meio ambiente e na busca do consumo sustentável.


 


Importância da preocupação ambiental


A preocupação ambiental é fundamental para entender e enfim solucionar o consumo descabido dos recursos da terra.


Hoje, a humanidade consome mais do que o tempo necessário que precisa esperar caso queira repor. Isso levanta a hipótese de que, em algum momento, os recursos fundamentais possam ser escassos para todos.


Mesmo que possa parecer improvável, centenas de ambientalistas defendem uma maior educação ambiental por parte das pessoas e empresas, e assim garantir que o pior do cenário nunca passe de uma hipótese.


Portanto, ter bons exemplos de ações ambientais efetivas são fundamentais para toda a sociedade, assim como ações de políticas públicas e mais atividades de educação ambiental.


 


Ações ambientais no Brasil


Assim como no resto do mundo, o Brasil vive um momento onde os debates sobre ações ambientais passaram a ser frequentes. Ainda assim, as preocupações ambientais já não estão mais em esferas públicas e têm impactado empresas de diferentes portes.


Hoje, pequenas, médias e grandes empresas defendem ações mais efetivas em prol de um consumo de recursos mais sustentáveis. Com isso, novas práticas foram defendidas e questionamentos sobre destinos de resíduos sólidos e outras atividades ficaram comuns.


De acordo com o último relatório da empresa de uma das maiores empresas produtoras de chocolate do Brasil, a quantidade de resíduos descartáveis reciclados alcançou 59,4%. Em números brutos, isso significa que 1.460,45 toneladas de resíduos tiveram um destino mais sustentável.


Em Santos, não precisa muito esforço para encontrar bons exemplos de ações ambientais, bastando apenas olhar as ações ambientais que o The Blue Santos tem feito.


 


Preocupações ambientais do The Blue Santos


O The Blue Santos acredita que as ações ambientais refletem nas centenas de empresas que fazem parte do dia a dia do centro comercial. Justamente por isso, o empreendimento reconhece a importância de implementar soluções efetivas em prol do meio ambiente.


Veja a seguir as ações efetivas em prol de um consumo mais sustentável do The Blue:


 


Redução da carga poluidora


O The Blue é um condomínio que possui 481 salas comerciais e 58 lojas, tendo boa parte delas já alugadas por grandes empresas.


Com este alto fluxo, que alcança a marca de 30 mil pessoas por mês, é necessário que haja um sistema de esgoto de alto nível.


Tendo isso em mente, o empreendimento optou por contratar um serviço extra e implementar um tratamento biológico no sistema interno de esgoto diferenciado.


A partir deste serviço, a matéria orgânica, os vetores de doenças, os odores fortes e os agentes nocivos são eliminados e reduzem possíveis impactos no meio ambiente.


Inclusive, é importante destacar também que esta medida favorece uma visão empresarial, afinal ela garante economia à medida que a redução da carga poluidora é reduzida.


 


Destino de resíduos coletados


Do mesmo modo que o alto fluxo de pessoas significa cuidados extras em relação ao sistema de tratamento de esgoto, há a necessidade de pensar em soluções efetivas para os resíduos descartados no condomínio.


Sendo assim, o The Blue redefiniu a administração de todos os resíduos coletados no empreendimento e criou uma metodologia que permitisse a redistribuição no serviço mais útil.


Ou seja, após a coleta e a separação, o resíduo é encaminhado para a reciclagem e sua finalização acontece da melhor maneira.


Assim, o aterro recebe unicamente o composto necessário que cria produtos reutilizáveis, como embalagens, adubos, móveis etc.


Essa medida também é interessante pois diminui o descarte irregular de resíduos, reduzindo os impactos ambientais direto no solo e nas regiões adjacentes ao centro comercial.


 


Retrofit de iluminação em todo prédio


O retrofit, serviço de reforma que utiliza fios e acabamentos já feitos, foi a saída que o The Blue Santos utilizou para refazer toda a iluminação do complexo de 46 mil metros quadrados.


A mudança instalou lâmpadas e luminárias tipo LED em todos os andares, garantindo economia imediata de energia.


Em comparação às lâmpadas e luminárias fluorescentes, a economia com a troca foi de 35%. No caso das lâmpadas e luminárias incandescentes, a diferença alcança 90%.


Essa nova mudança gera economia, mas além disso traz a redução de descarte de resíduos sólidos.


Ao contrário de outros tipos de lâmpadas e luminárias, o LED transforma eletricidade em luz muito facilmente e dura longos meses ou até mesmo um ano inteiro. Desta maneira, o descarte não acontece com frequência e o meio ambiente não é tão impactado.


 


Instalação e ampliação do bicicletário


Preocupações ambientais também precisam ter facilitações para práticas mais sustentáveis. Com isso em mente, o The Blue instalou e já trabalha com uma futura ampliação da estação de bicicletário do empreendimento.


Quando um profissional ou visitante opta pela bicicleta, toda a sociedade ganha com a redução da emissão de carbono, seja do transporte público ou veículo particular.


 


Mais sobre o The Blue Santos


Lançado em 2014, o The Blue Santos atendeu a necessidade das empresas que procuravam um empreendimento à altura da empresa em Santos, cidade em destaque nacional à época por conta do pré-sal.


O escopo do projeto trazia 46 mil metros quadrados e acomodava 481 salas comerciais e outras 58 lojas e restaurantes na área dedicada ao shopping.


Atualmente, o centro comercial concentra empresas de diferentes nichos, como consultórios odontológicos, clínicas especializadas, agências de publicidade, contabilidades, corretores, entre outras centenas de empresas.


 


 




 



Conheça também lojas e
escritórios que possuem
no the blue

veja Outras notícias

23/08/2023

Vantagens para quem quer abrir uma empresa em Santos

saiba mais

O que comprar de presente no Dia dos Pais em Santos em 2023

26/07/2023

O que comprar de presente no Dia dos Pais em Santos em 2023

saiba mais

O que comprar de presente no Dia dos Namorados em 2023?

01/06/2023

O que comprar de presente no Dia dos Namorados em 2023?

saiba mais